Petro de Luanda isola-se na liderança do Girabola

Equipe de Redação
By Equipe de Redação

Luanda – O Petro de Luanda isolou-se na liderança do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2023-24”, com 54 pontos, após empate a zero bolas ante o 1º de Agosto, no clássico número 87 entre os contendores.

O jogo, de acerto à 16ª jornada, disputado no estádio 11 de Novembro, na capital Luanda, foi marcado por duas partes distintas e pela “supremacia” dos guarda-redes de ambos os lados.

No início, o Petro entrou ofensivamente forte e obrigou o adversário a resguardar-se como podia na defesa. O atacante Vanilson podia bem inaugurar o marcador aos quatro minutos, mas falhou o desvio final ante a presença do guarda-redes Neblú.

O Petro voltou a estar em situação privilegiada de golo por Julinho (14’) e novamente por Vanilson (22’) que, sem oposição, remata para fora.

No entanto, o maior lance de perigo na etapa inicial pertenceu ao conjunto “militar”, tendo como protagonista o congolês democrático, Alberto Malamba.

Isolado por Ossi, o ponta-de-lança desvia para o golo, mas Hugo Marques evita o pior fazendo uma “mancha”.

O nulo mantéve-se até ao intervalo. No reatamento, registrou-se novamente maior pendor ofensivo do Petro, que tinha já em campo Carlinhos (revolucionou o meio-campo) e Gilberto (o ataque).

Remetida à defesa e a explorar somente o contra-ataque, aliás com ocorreu nos 45 minutos iniciais, o guarda-redes Neblú fez por manter a baliza do 1º de Agosto inviolável, com o jogo já sem a tamanha intensidade de antes.

Guedes e Gilberto também foram “vítimas” da eficácia deste guarda-redes titular da Selecção Nacional no CAN’2023, disputado em 2024, na Côte d’Ivoire.

Do lado contrário, Hugo Marques voltou a negar o golo aos 88’’. Numa jogada de dois contra um, antecipou-se para uma defesa segura.

Até aos 90 minutos regulamentar é mais os sete atribuídos pela equipa de arbitragem, o resultado não se alterou, elevando-se para 25 o número de empates no Girabola entre esses dois maiores clubes do país.

A história regista 34 vitórias para o Petro de Luanda e 28 para o 1º de Agoto, sendo que nas últimas duas edições o Petro não venceu o “clássico” em nenhuma ocasião

Com este resultado o Petro lidera a prova com 54 pontos (um jogo em atraso), secundado pelo Sagrada Esperança da Lunda Norte, com 53 pts. O 1º de Agosto é o quinto com 36.

JAD/MC

Share This Article