Dia dos namorados: Farmácias do Zango sem preservativos

administrador
By administrador

Comemora-se hoje, sexta-feira, 14 de Fevereiro, em todo o mundo cristão o dia dos namorados.

Por cá, os corações apaixonados procuram viver a data na medida das necessidades de cada um, sendo que uns trocam presentes diversos, outros procuram sair de casa e jantar juntos enquanto que outros ficam pelo convivio familiar e em casa. Ruas abarrotas de presentes, com a cor vermelha a predominar, como sinónimo do amor manifestado por cristo, hoteis e hospedarias com reservas esgotadas é o cenário que se vive em Luanda, essencialmente.

Na vizinha província de Icolo e Bengo, município de Calumbo, concretamente na comuna do Zango, algo surreal foi constatado pela nossa reportagem. a ausência de preservativos nas farmácias daquela circunscrição do território nacional.

Questionados sobre o esgotamento do stock, Samuel André, um jovem que trabalha numa farmácia do Zango II disse a este jornal que desde as primeiras horas de hoje que a procura pelas camizinhas aumentou significativamente, o que fez com que até ao meio dia já tivesse mais nenhuma.

No Zango quatro, uma farmácia colocou um reclame logo à entrada a informar que “não há camizinhas”.

Importa referir que a história de São Valentim remonta ao século III, momento em que São Valentim foi consagrado mártir cristão. A data é celebrada como o dia de São Valentim, que se tornou associado ao amor romântico após a Idade Média.

A origem da celebração está ligada a um antigo festival romano chamado Lupercália, que ocorria em 15 de fevereiro, e que envolvia rituais de fertilidade. Além disso, São Valentim é conhecido por ter realizado milagres, como curar o filho de um filósofo romano. Com o tempo, o dia passou a ser comemorado como uma data para celebrar o amor entre casais.

Share This Article