Em conexão com Luanda e com portos dos países vizinhos, Cabinda e Soyo constituem eixos centrais no comércio marítimo e fluvial na região norte, ligando cidades, populações e empresas d e diferentes sectores, incluindo o petrolífero.
O Governo de Angola lançou nesta quarta-feira, 19, no Soyo, Província do Zaire, o Concurso Público para a Concessão da Exploração dos Serviços Portuários nos Terminais Marítimo de Passageiros e Carga do Porto de Cabinda e Fluvial de Passageiros e Carga do Porto do Soyo.
Esta iniciativa, que as autoridades angolanas consideram estratégica visa fortalecer a logística regional, melhorar a mobilidade e impulsionar o crescimento económico do país.
O processo hoje iniciado surge no âmbito do Despacho Presidencial n.° 210/23, de 29
de Agosto, que autoriza a abertura do concurso para adjudicação dos contratos de concessão de gestão, exploração e manutenção destes terminais, por um período de 20 anos.
Nos 40 dias úteis seguintes à publicação do anúncio d o Concurso Público no Jornal de Angola, os investidores interessados em desenvolver e optimizar a operação destes activos públicos, poderão apresentar as suas propostas, de acordo com os requerimentos e factores enunciados nas peças do procedimento definidas pelo Ministério do Transportes.