A cidade do Uige, no Norte de Angola, acordou agitada nesta terça-feira, 15 de Abril de 2025, por causa de um protesto de rua realizado por jovens e senhores(as) que dependem do campo. Segundo apurou a reportagem do “ O Protagonista”, no local, a causa da manifestação, que decorreu no pátio do palácio do governador local, e que obrigou a Polícia Nacional a utilizar da força para a dispersão, visou exigir do Presidente da República, João Lourenço, a exoneração do actual chefe do governo no Uige, José Carvalho Rocha, que, como referem, está a cometer erros sistemáticos.
“A população que tem se deslocado de motos de 3 rodas e carrinhas abertas ao campo (lavras) nas vias de Uige vs Kitexe vice versa para o seu ganha pão, passou-se pelo facto de o governador ter exarado um despacho que proíbe a circulação de kupapatas e carrinhas transportando mercadorias e pessoas, o que veio dificultar todos aqueles que vivem do campo e precisam de se deslocar da cidade para as lavras e vice-versa”, contou uma fonte que esteve na manifestação.
A reportagem do “O Protagonista” apurou junto de uma fonte oficial do Governo Provincial que, a manifestºão de hoje foi apenas o “rebentar” da corda que, disse, há muito esticou por causa da inação do governador em relação aos principais problemas da província. “isto foi só já o culminar de uma frusteação que, há muito tomou conta das pessoas. os cidadãos do Uíge já querem o Governador Rocha porque desde que chegou aqui não nada que impactasse na vida das pessoas. está aqui só mesmo por estar”, disse um outro manifestante.
Para piorar com este cenário, conta, a província debate-se com vários e gravissimos problemas de transportes. aqui não há transportes públicos. os autocarros que mostram na televisão como sendo publicos depois são desviados e mandados de volta a Luanda, em empresas de pessoas ligadas ao governo e o povo vive na mendicidade. reclamou.
Outro dado que não passou alheio à nosa reportagem tem que vwer com os últimos acidentes ocorridos nas estradas da província e que causaram muitos mortos, estando a ser apontado o mau estado das vias que ligam o Sanza Pombo ao Kimbele e Buengas, onde, neste tempo de chuva quase que não se entra.
importa lembrar que, em 2022, o Governo do Uíge anunciou a entrega de 17 autocarros para serviços de transporte público, com capacidade de 62 lugares cada, a três operadores privados locais, no âmbito do reforço e reordenamento do transporte rodoviário urbano regular de passageiros na província.
certo é que, passado algum tempo os referidos autocarros desapareceram das vias.